Agências do INSS voltam funcionar hoje para atendimento presencial

Agendamento

Agências do INSS voltam funcionar hoje para atendimento presencial

Divulgação

O INSS começa a reabrir nesta segunda-feira (14) as agências de atendimento presencial.

A expectativa é que, neste primeiro momento, pouco mais de 500 agências devem voltar a atender o público - o que representa um terço dos cerca de 1.600 postos de atendimento.

Para evitar aglomerações, o atendimento será restrito a alguns serviços e só poderá entrar na agência quem tiver agendado com antecedência. Esse agendamento pode ser feito pelo telefone 135, pelo site do instituto ou pelo aplicativo Meu INSS.

O principal critério estabelecido para retomar o trabalho presencial é a segurança, tanto dos servidores públicos quanto dos segurados.

Por isso, os funcionários vão usar touca e máscara. Todos os postos de atendimento terão álcool em gel para o público e para os trabalhadores.

Mesmo com agendamento, a pessoa só poderá entrar na agência se estiver usando máscara facial. Tanto os servidores quanto o público precisarão medir a temperatura.

Quem estiver com febre terá de sair da agência do INSS e será orientado a procurar imediatamente atendimento médico.

Todos os serviços que nos últimos 6 meses foram oferecidos remotamente continuam disponíveis pelo telefone 135, pelo site e pelo aplicativo Meu INSS. E a ideia é manter esse atendimento, até mesmo após a pandemia

A digitalização do atendimento ajudou a reduzir o número de processos represados no INSS.

O presidente do órgão informou que em junho do ano passado, no auge da fila, havia 2,322 milhões de requerimentos de benefícios aguardando análise.

Agora, são 758 mil. Mas o número de requerimentos em exigência cresceu. São 906 mil pedidos incompletos de benefício.


Agência Brasil