Maior moto clube do Brasil realiza mega ação social mundial de doação de sangue

O Insanos deve concentrar as doações no Hemoce

Maior moto clube do Brasil realiza mega ação social mundial de doação de sangue

Divulgação

O Insanos, maior moto clube do Brasil, vai acelerar forte em mais uma mega ação social mundial de doação de sangue.

Neste ano, a iniciativa ocorrerá no dia 25 de junho e, em Fortaleza, as doações serão concentradas no Centro de Hematologia e Hemotarapia do Ceará (Hemoce).

A ação do Insanos Moto Clube Insanos, que conta com o apoio de personalidades como o masterchef Henrique Fogaça, tem como principal objetivo estimular a doação voluntária de sangue, principalmente entre os motociclistas, que segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são mais de 330 mil, somente em Fortaleza. Esse público também é a maior vítima do trânsito, pois dados da Secretaria da Saúde Ceará (Sesa) mostraram que 535 motociclistas perderam a vida em 2021, após se envolverem em acidentes. 

*Mais

A mega ação social mundial de doação de sangue coincide com a campanha do Junho Vermelho desenvolvida pelo Instituto Pró-Hemoce (IPH) que homenageia os doadores voluntários de sangue e incentiva a conscientização da população acerca do gesto solidário.

Segundo especialistas, apenas uma doação pode salvar até quatro vidas, no entanto, essa constatação sensibiliza menos de 2% da população brasileira, de acordo com o Ministério da Saúde, que apontou ainda uma queda de 10% no número de doações, por conta da pandemia do Coronavírus.

*Quem pode doar?

Os interessados em participar da mega ação social mundial de doação de sangue devem obedecer aos critérios orientados pelas autoridades de saúde, como ter de 18 até 69 anos e peso superior a 50 kg, estar saudável e, especialmente no dia da doação, descansado e bem alimentado. É importante lembrar do documento original com foto recente para a identificação do doador e pessoas com diagnóstico ou suspeita de Covid-19 devem aguardar pelo menos 10 dias, após a completa recuperação.

Vídeo