Profetas da Chuva garantem bom inverno, com fortes chuvas em março e abril

O evento teve a participação de estudiosos do clima e agricultores.

Profetas da Chuva garantem bom inverno, com fortes chuvas em março e abril

Cleumo Pinto

O município de Quixadá realizou neste sábado, 8, o tradicional encontro dos profetas das chuva. O evento teve a participação de estudiosos do clima e agricultores.

Desde de 1996, o grupo se reúne para apresentar suas experiências. A ideia na época foi do então presidente da Câmara dos Diretores Lojistas de Quixadá, João Soares ao lado gerente da Unidade da Cagece do Ceará, Hélder Cortez. 

Ao logo dos anos esses homens e mulheres da zona rural fazem previsões de tempo e clima a partir das mudanças do ecossistema, da atmosfera e métodos tradicionais. Essas avaliações vem se tornando cada vez mais mais importante para cultura e cultivo de sementes no campo.

Apesar da pandemia, por conta das restrições sanitárias, o 26° Encontro dos Profetas da Chuva em Quixadá foi reduzida 250 pessoas, na Faculdade Cisne .  

Na ocasião, foi inaugurado o Jardim dos Profetas, com a participação do prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, o secretário de Cultura Clébio Viriato, os idealizadores do evento João Soares , Hélder Cortez e os presentes.

Após a apresentação dos participantes, que se pode ser avaliado é que o inverno deste ano será acima da média, com boa intensidades de chuvas nos meses de março e abril. 

Na avaliação dos profetas, os açudes cearenses reberão um bom volume de água, assim com as plantações. 

Homenagens

Cinco personalidades foram homenageadas no encontro, autoridades e profissionais que contribuíram no Estado para desenvolvimento da agricultura. Mônica Bicalho Pinto Rodrigues, João Salmito Filho (Deputado Estadual), Francisco Lopes Viana (professor), José Maria Pimenta (Engenheiro e Defensor da Agricultura) e o Governador do Estado Camilo Santana.



Fonte:  sertão alerta ( Cleumo Pinto)