Plano Municipal para a Primeira Infância de Caucaia recebe certificação Ouro, prêmio concedido pelo Governo do Estado

A premiação aconteceu durante o 5º Encontro Estadual do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil no Ceará.

Plano Municipal para a Primeira Infância de Caucaia recebe certificação Ouro, prêmio concedido pelo Governo do Estado

Divulgação

Reafirmando seu compromisso com o futuro do município, a gestão municipal de Caucaia recebeu, na manhã desta segunda-feira (28), por parte do Governo do Estado, a certificação Ouro por ter concluído, aprovado e instituído o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI).

A premiação aconteceu durante o 5º Encontro Estadual do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil no Ceará, em Fortaleza, evento promovido pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e pelo programa Mais Infância Ceará.

Para Natécia Campos, Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST), o resultado reflete o trabalho em equipe liderado pela SDST. “A SDST capitaneou uma ampla equipe composta também pelas Secretarias de Educação, Saúde, Esporte e Juventude e Turismo e Cultura. Cabe ressaltar o trabalho de nossos técnicos, que não mediram esforços na elaboração deste plano, que entregamos em tempo recorde, e dizer que vamos nos aprimorar cada vez mais a fim de atender esse público da melhor maneira possível”, ressalta.

O vice-prefeito de Caucaia, Deuzinho Filho, também acompanhou o evento e falou sobre a importância do reconhecimento. “Não é a primeira vez que a SDST tem um reconhecimento a nível estadual e mesmo nacional. Isso demonstra o trabalho sério que a gente vem fazendo, no sentido de promover políticas públicas que venham ao encontro do que o nosso município mais precisa”, disse.

*Plano Municipal da Primeira Infância

De acordo com Carol Aguilar, Coordenadora do Programa Criança Feliz, o trabalho de elaboração do PMPI iniciou por volta de outubro de 2021. Em março, aconteceram as fases de aprovação, primeiramente pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caucaia (COMDICA) e a Câmara dos Vereadores, para posterior publicação em Diário Oficial do Município, no dia 15 de março.

“Foram muitos desafios, mas todos estavam bem envolvidos, todos querendo que o Plano acontecesse. O resultado foi maravilhoso, todos ficamos muito felizes com esse reconhecimento do estado”, comemora.

Ainda de acordo com Carol, Caucaia não tinha um PMPI desde 2015. Agora, o município tem até o ano de 2025 para implementar as ações propostas pelo Plano.