Emergencial

Criadores de Caucaia têm até 30 de abril para realizar a imunização do rebanho

Vale lembrar que existe, em Caucaia, conforme a agência, um rebanho de 14.393 animais, destes, 5.593 estão em condições de receber a vacina

Começou nesta segunda-feira (15) e irá até o próximo dia 30 a Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa de 2024, que acontecerá em uma única etapa, de forma emergencial. Segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), os produtores da cidade terão até o final deste prazo para comprar a vacina nas revendas autorizadas. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Caucaia (SDR), é uma das parceiras da Adagri nos programas de imunização dos rebanhos na cidade e região, divulgando as campanhas junto aos criadores de Caucaia.

De acordo com o próprio órgão, Caucaia se encontra dentro do nível satisfatório em relação à doença (dados de 2023), acima da média estabelecida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que é de 80% das propriedades e 90% dos animais. Segundo a Adagri, foram imunizados 90,02% do rebanho bovino da cidade, que corresponde a 5.035 animais imunizados.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Sebastião Conrado destacou a importância da participação dos criadores bovinos e bubalinos nesta campanha de vacinação contra a Aftosa. “Sabemos que a febre aftosa causa sérios danos ao rebanho. E que somente com a vacinação Caucaia e o Ceará podem vencer essa moléstia para ficarmos livres dela. Portanto orientamos a todos criadores de bois, vacas e búfalos da cidade que ainda não o fizeram, a vacinar seu rebanho com urgência”, enfatizou o titular da SDR Caucaia.

Vale lembrar que existe, em Caucaia, conforme a agência, um rebanho de 14.393 animais, destes, 5.593 estão em condições de receber a vacina. A cidade conta ainda com 396 propriedades com rebanhos bovinos; e destas, 337 possuem animais vacináveis. Segundo esse balanço, um total de 297 propriedades tiveram seus animais vacinados, ou 88,13 por cento do total, conforme a Agência. Caucaia possui ainda um rebanho de 92 búfalos, em três propriedades e três criadores. Deste total, conforme a Adagri, são considerados vacináveis 39 animais.

Em todo Ceará, a meta é que se alcance o índice de mais de 90% de vacinação de todo rebanho cearense. A Adagri lembra que devem ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as idades. Vale destacar que, além da vacinação, os produtores devem declarar junto a Adagri a vacinação do rebanho até o dia 15 de maio. “O documento pode ser preenchido de forma virtual, no site da Adagri (www.adagri.ce.gov.br) ou presencialmente em um dos 40 Núcleos Local da Adagri (NL) ou nos escritórios parceiros da Campanha, entre as quais de Caucaia.

WhatsApp
Facebook
X
Telegram