Prefeito Carlomano Marques inaugura a Unidade de Pronto Atendimento de Pacatuba

Compromisso

Prefeito Carlomano Marques inaugura a Unidade de Pronto Atendimento de Pacatuba

Divulgação

A Prefeitura de Pacatuba vai inaugurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no dia 30 de julho, através de uma live transmitida pelas mídias sociais.

O equipamento de saúde era uma obra inacabada deixada pela administração municipal anterior. Ao assumir o mandato, o atual prefeito Carlomano Marques se comprometeu em buscar recursos para salvar e concluir a obra. “A UPA foi planejada erroneamente para um local incorreto, abandonada e não foi entregue”, comenta.

A obra chegou a receber pedido de demolição pelo Tribunal de Contas da União.  Agora está pronta em um terreno de 2.909,6 m² com uma área construída de 1.600 m², próxima da rodovia CE-060, na avenida B, no distrito Jereissati II. A UPA de Pacatuba contará com 12 leitos; três consultórios médicos; uma sala de raio x; uma farmácia, entre outros diversos compartimentos. Para esse complexo da saúde, foram destinados mais de 2 milhões de reais em recurso próprio para que hoje a UPA estivesse disponível para população.  

O local do prédio, tem um lago muito próximo que reunia grandes chances de infiltração em períodos chuvosos. Para evitar transtornos no futuro, a Prefeitura de Pacatuba construiu uma barreira de contenção em toda região. Além disso, está sendo realizado a urbanização do entorno, com um amplo estacionamento, acesso das ambulâncias e construção de dois quiosques. Antes, havia apenas uma grande zona de mato e terra com potencial acúmulo de água, formação de lama, buracos, impossibilitando o futuro trânsito de pessoas e automóveis.  

A UPA vai beneficiar milhares de famílias de Pacatuba, que em situações de urgência e emergência, se deslocavam para o centro da cidade ou até mesmo outros municípios.