Prefeito Sarto participa da abertura do Fiec Summit - Hidrogênio Verde

O prefeito também ressaltou as políticas ambientais que a Prefeitura de Fortaleza tem adotado em sua gestão. 

Prefeito Sarto participa da abertura do Fiec Summit - Hidrogênio Verde

Reprodução/redes sociais

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, participou, nesta quarta-feira (03/08), da abertura do I Fiec Summit - Hidrogênio Verde. Promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), o evento conta com a participação de especialistas e autoridades para discutir temas relacionados às energias renováveis e ao HUB de Hidrogênio Verde (H2V), promovendo palestras, exposições, debates, rodadas de negócios e visitas técnicas.

Durante a cerimônia de abertura, Sarto destacou que o Ceará dispõe de um ambiente privilegiado para a adoção de energias renováveis e que o estado tem se destacado internacionalmente na transição de matrizes energéticas.

O prefeito também ressaltou as políticas ambientais que a Prefeitura de Fortaleza tem adotado em sua gestão. 

De acordo com o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, a cada dia que passa, mais e mais pessoas tomam consciência de que a sustentabilidade é uma responsabilidade de cada um de nós. 

Jurandir Picanço, consultor de energias da Fiec, relatou que o hidrogênio verde vem se configurando como o combustível do futuro, sendo uma resposta às emissões do dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, um dos gases do efeito estufa.

Joaquim Leite, ministro do meio ambiente, relatou que o Ceará tem potencial para tomar a frente mundial na questão do desenvolvimento de energias renováveis.

De acordo com a Fiec, já existem 20 memorandos assinados com grandes empresas a nível mundial no Ceará, que sinalizam investimentos superiores a US$20 bilhões em fontes renováveis. Ainda segundo a Federação, levadas pela expectativa de prosperidade econômica, várias multinacionais já sinalizaram que vão instalar bases no Complexo do Pecém, instituição que integra o HUB do Hidrogênio Verde, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, Fiec e UFC.


O Fiec Summit - Hidrogênio Verde continua seus trabalhos até esta quinta-feira (04/08). O evento conta com 1.587 inscritos, de 20 países diferentes. Além disso, o Fiec Summit irá promover um concurso de trabalhos acadêmicos e projetos de pesquisa. Os trabalhos mais bem avaliados estão expostos durante os dois dias de programação.