Prefeitura de Caucaia reúne bugueiros e anuncia benefício inédito para a categoria

Na tarde desta terça-feira (05), os bugueiros credenciados do município, responsáveis por esse momento de lazer, se reuniram com representantes da gestão municipal.

Prefeitura de Caucaia reúne bugueiros e anuncia benefício inédito para a categoria

Foto: PMC

Um dos grandes atrativos do trade turístico do município de Caucaia são os passeios nas dunas, momento procurado e desejado por turistas do Brasil e do mundo.

Na tarde desta terça-feira (05), os bugueiros credenciados do município, responsáveis por esse momento de lazer, se reuniram com representantes da gestão municipal.

O objetivo foi reafirmar a parceria do poder público com os bugueiros, importantes agentes do turismo local, anunciar benefícios e conversar sobre pautas antigas de reivindicação por parte da categoria.  

Mais de 100 profissionais compareceram ao evento, representados pelo presidente da associação de bugueiros de Caucaia, Fausto Alves. Por parte do poder público, estiveram presentes o Procurador-Geral do município, Guthemberg Holanda, a Secretária de Turismo e Cultura, Yrwana Albuquerque e também o vereador, líder de governo, Dr. Carlinhos.  

Na ocasião, foi anunciada à categoria a realização de uma licitação inédita para os profissionais, que dará estabilidade aos bugueiros e o direito de continuar realizando essa atividade por um período de 20 anos.

“Viemos apresentar a vocês o projeto de lei que a gente vai apresentar à Câmara nos próximos dias para, de forma definitiva, regularizar a situação de vocês. Hoje vocês têm autorizações precárias. Com esse projeto de lei, o município pretende regularizar vocês de forma definitiva através de uma licitação onde vocês tenham a segurança de não ficar mais dependente de ter que apoiar A, B ouC”, explicou, no início da reunião, o Procurador-Geral do Município, Guthemberg Holanda.  

Além disso, a novidade trará também uma série de benefícios aos bugueiros, que, com a estabilidade garantida com a licitação, terão mais respaldo como categoria para acesso a linhas de crédito, entre outros benefícios.  

*Regularização

Um outro ponto abordado na reunião foi o acréscimo da rota por onde os buggys são autorizados a trafegar. Também nesta terça-feira (05), a gestão municipal enviou ao Governo do Estado uma solicitação para que esse itinerário possa ser estendido até a zona de amortecimento, ao norte da Estação Ecológica do Pecém. Outro ponto importante foi o anúncio da mudança na fiscalização da atividade. Antes operacionalizada pela Secretaria de Patrimônio e Transporte, passará a ser realizada pela Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), em convênio com o DETRAN.   

Para Fausto Alves, presidente da Cooperativa dos Bugueiros da praia do Cumbuco, a reunião trouxe esperança para a categoria. “Nós tivemos uma reunião muito proveitosa, uma situação muito boa para o futuro do turismo do município de Caucaia. Nós acreditamos nisso. Nós acreditamos que dessa forma o turismo de Caucaia vai poder crescer”, disse.

Opinião reforçada por Paulo Emanuel, Diretor Financeiro da cooperativa. “Os pontos ficaram muito claros. A prefeitura está aí para andar de mãos dadas com os bugueiros do Cumbuco. Trouxe um projeto que vai beneficiar a todos, definindo as trilhas, as condições de trabalho, e a prefeitura se mostrou sempre positiva e aberta a negociações”, avalia. 

Agora, a licitação deve ser enviada à Câmara dos Vereadores do município, para seguir os trâmites legais pertinentes. “Estamos vendo que nós nunca tivemos uma força por parte dos gestores anteriores da maneira que está se colocando a partir de agora”, finaliza Fausto.