Vacina Trivalente contra a Gripe é ofertada em Nova Russas 

A transmissão ocorre a partir do contato com as secreções eliminadas pelas vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao falar, espirrar ou tossir. 

Vacina Trivalente contra a Gripe é ofertada em Nova Russas 

Reprodução/redes sociais

Um total de 2.500 doses da vacina contra a Influenza está sendo disponibilizado para o público em geral até acabar o estoque, nas 11 Unidades Básicas de Saúde do Município. Mas, a prioridade é para grupos de idosos, gestantes e crianças. Foi o que informou a Secretaria de Saúde de Nova Russas. 


É importante lembrar, que a gripe é causada por diferentes tipos de vírus influenza, sendo o A e o B os mais relevantes para humanos. A transmissão ocorre a partir do contato com as secreções eliminadas pelas vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao falar, espirrar ou tossir. 

A Influenza é uma doença de início súbito, que se apresenta com sintomas como febre, mialgia, tosse, dor de garganta, coriza, calafrios, tremores, cefaleia e anorexia. Detalhe: a infecção chega a durar geralmente, uma semana e os sintomas podem persistir por alguns dias. 


Em algumas circunstâncias, principalmente nos grupos de maior risco, a gripe pode evoluir para complicações respiratórias – a exemplo da pneumonia viral ou bacteriana. 

Pessoas de todas as idades são suscetíveis ao vírus da Influenza, mas alguns grupos são mais propensos a desenvolver formas graves da enfermidade. Nesse caso, destacam-se as gestantes, puérperas, adultos com mais de 60 anos, crianças com menos de cinco anos e indivíduos que apresentam doenças crônicas, especialmente cardiorrespiratórias, obesidade, diabetes e imunossupressão. 


Além dos benefícios inerentes à prevenção da própria doença, a vacina contra a Influenza deve ser considerada também, como ferramenta para a redução de falsas suspeitas da Covid-19. Neste ano, a vacina usada na Campanha de Vacinação contra a gripe do Ministério da Saúde é a Trivalente, produzida pelo Instituto Butantan.