Vacinação contra Covid em Fortaleza é selecionada para receber recursos internacionais

Incentivo

Vacinação contra Covid em Fortaleza é selecionada para receber recursos internacionais

PMF

Fortaleza foi uma das 18 cidades da América Latina, África e Ásia a receber recursos para o fortalecimento da vacinação contra a Covid-19. Fruto da iniciativa Parceria por Cidades Saudáveis da Bloomberg Philanthropies, em colaboração com a Organização Mundial da Saúde e a Vital Strategies, o aporte financeiro será acompanhado de assistência técnica de especialistas da saúde. O anúncio foi feito nesta terça-feira (08/06) pelas redes sociais do prefeito José Sarto.

A Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) foi a responsável pela captação do recurso, que, segundo o prefeito, será da ordem de US$ 50 mil.

Os recursos serão aplicados na plataforma Vacine Já, responsável pelo planejamento e agendamento da vacinação em Fortaleza. A ideia é aperfeiçoar o sistema, incorporando as melhores práticas internacionais. A escolha de Fortaleza levou em consideração os objetivos estratégicos do Vacine Já para garantir a distribuição equitativa da vacina na capital cearense. Sarto celebrou a escolha de Fortaleza, e reconheceu o esforço dos servidores do Município em garantir a vacina para toda a população.

A Parceria por Cidades Saudáveis (Partnership for Healthy Cities) é uma rede de 70 cidades ao redor do mundo que atua na prevenção de doenças cardíacas, diabetes, doenças pulmonares crônicas, câncer e lesões. Com a pandemia, a Bloomberg Philanthropies expandiu o apoio fornecendo ferramentas e informações para medidas de prevenção e mitigação da Covid-19. A partir dessa parceria, Fortaleza, por meio da Citinova e da Secretaria da Saúde, desenvolveu o projeto Covid Tracker, sistema responsável pelo monitoramento e auxílio a pessoas que testaram positivo e seus contatos, evitando assim a expansão da cadeia de transmissão. A tecnologia, utilizada em vários países, já foi testada e será aplicada na volta às aulas presenciais.