Câmara de Fortaleza realiza seminário sobre saúde infantil durante a pandemia nesta quinta-feira

Saude

Câmara de Fortaleza realiza seminário sobre saúde infantil durante a pandemia nesta quinta-feira

Divulgação

A Câmara Municipal de Fortaleza promove o webinário "Saúde mental das crianças durante a pandemia" nesta quinta-feira (23), a partir das 9:30 horas.

O evento marca o lançamento do livro "O coronavírus não sai do meu pensamento. E agora?", que as repercussões psicólogicas das ações de controle e tratamento da Covid-19 em crianças de seis a dez anos. Escrito pelas profissionais de saúde Ana Paula Brandão Souto, Antônia Kaliny Oliveira de Araújo e Maria Gardênia Amorim, a obra utiliza a linguagem infantil para explicar conceitos sobre a doença e auxiliar pais e profissionais que atuam diretamente com esse público a identificar possíveis impactos da pandemia na saúde mental das crianças.

O livro, que recebeu apoio da Câmara Municipal de Fortaleza, estimula meninas e meninos a articular conexões entre pensamentos e sentimentos, bem como comportamentos e reações fisiológicas motivadas pelo período em que a sociedade passou a ser afetada pelo coronavírus. "A pandemia causou uma importante alteração na rotina de todos e é claro que isso provoca impactos na saúde mental de todos, inclusive nas crianças.

Entendo que precisamos estar atento a essa questão, principalmente porque elas não tem a mesma facilidade de falar de seus sentimentos.

Tenho certeza que esse livro pode contribuir para auxiliar pais, professores e outros agentes sociais a identificar questões relacionadas a saúde mental de nossas crianças", afirmou o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT).

No webinário, as autoras, que também são profissionais voltadas para a saúde mental na infância, vão discutir o tema e apresentar propostas de utilização do material entre pais, professores, profissionais de saúde e outros agentes sociais que lidam diretamente com as crianças. Também devem participar da videoconferência a primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra; a secretária municipal da Saúde, Joana Maciel; a secretária municipal da Educação, Dalila Saldanha; e a presidente da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), Glória Marinho.

O webinário será transmitido pela TV Fortaleza (Canal Digital 61.4), pela Rádio Fortaleza FM (90.7), pelo portal da Câmara Municipal de Fortaleza (http://cmfor.ce.gov.br) e pela página oficial da CMfor no Youtube.

*SERVIÇO*

_Webinário "Saúde mental das crianças na pandemia"_ *Quando:* Quinta-feira às 9h30 *Onde:* Transmissão pelos canais oficiais da CMFor