Move Ceará debate desenvolvimento econômico da Grande Fortaleza a partir desta terça-feira

Na Capital, o encontro será realizado no auditório Murilo Aguiar da Alece, a partir das 9 horas desta terça-feira.  

Move Ceará debate desenvolvimento econômico da Grande Fortaleza a partir desta terça-feira

Divulgação

O Move Ceará abordará, entre terça e quinta-feira desta semana, as principais demandas e ações para o desenvolvimento econômico da Grande Fortaleza, composta por 19 municípios.

Este será o último encontro regional realizado pelo projeto da Assembleia Legislativa do Estado Ceará em parceria com a plataforma TrendsCE, e ocorrerá em três cidades diferentes da macrorregião: Fortaleza (07/06), Aquiraz (08/06) e Paracuru (09/06).

Na Capital, o encontro será realizado no auditório Murilo Aguiar da Alece, a partir das 9 horas desta terça-feira.  

O evento reunirá representantes dos sete setores produtivos priorizados pelo projeto e que estão contidos nos estudos revisitados pelo Move Ceará: Agronegócio, Economia do Mar, Turismo, Saúde, Energias Renováveis, Tecnologia da Informação e Logística.

O encontro também inclui a escuta do setor de Economia de Moda, realizada especificamente no município de Fortaleza.

Para o presidente da Alece, deputado Evandro Leitão, o Move Ceará tem cumprido, desde o fim do ano passado, um importante papel na escuta de representantes do setor produtivo de todas as 14 macrorregiões cearenses.

"Dentro desse cenário de retomada em que a pandemia perde força, essa é uma etapa fundamental para não apenas conhecermos as demandas, mas também dialogarmos estratégias junto aos atores da iniciativa privada e Poder Público, sempre no intuito de alavancar o crescimento econômico e a geração de empregos", afirma Evandro. 

A Grande Fortaleza é composta pelos municípios Aquiraz, Caucaia, Cascavel, Chorozinho, Eusébio, Fortaleza, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Paraipaba, Pindoretama, São Luís do Curu, São Gonçalo do Amarante e Trairi.

A Capital é a única cidade do Nordeste que se encontrava entre os dez maiores Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2019, com uma participação de 0,91%, o que representava R$ 67,4 bilhões do total do país, de R$ 7,3 trilhões.

Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com informações do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) realizado em dezembro de 2021, entre os dez municípios com maior participação no PIB do Ceará, sete pertencem a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), são eles: Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Eusébio, Aquiraz e Horizonte. 

Todo o levantamento estratégico das macrorregiões do Ceará está disponível na plataforma Move Ceará (www.movece.com.br), que agrupa o acervo completo de notícias e materiais acerca dos trabalhos em desenvolvimento no Estado.

*Encontro Move Ceará - Macrorregião Grande Fortaleza

*Fortaleza

Quando: 07/06/22

Onde: Assembleia Legislativa do Ceará - Auditório Murilo Aguiar

Hora: 9h

*Aquiraz

Quando: 08/06/2022

Onde: Auditório do Senac Aquiraz

Hora: 9h

*Paracuru

Quando: 09/06/2022

Onde: Auditório do IFCE

Horário: 10h