Município

Caucaia: prefeito Vitor Valim inaugura o posto de saúde José Rodrigues dos Santos, na Tabuba, totalmente reformado

Com funcionamento de 8h às 20h e com 3.500 de média mensal de atendimentos, o prefeito Vitor Valim entregou, nesta quinta-feira (24), a Unidade de Atenção Primária à Saúde/UAPS (posto de saúde) José Rodrigues dos Santos, na Tabuba, completamente reformado e ampliado.

O posto de saúde, que fica na área litorânea de Caucaia, ganhou novo sistema elétrico e hidráulico, pintura, ampliação de consultórios e da sala da farmácia, climatização e diversas intervenções na totalidade. A unidade, que tem uma área de 337,96m2, disponibiliza também salas de residência médica e multiprofissional, sala de procedimentos e uma nova Central de Esterilização de Materiais (CME).

Durante o evento de inauguração, o prefeito Vitor Valim anunciou que a UAPS também vai ofertar exame de eletrocardiograma (ECG).

O posto conta com 03 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), que possui profissionais como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS). Ainda neste semestre, vão ser implantados mais sete ESFs em postos de saúde do município.

A Unidade também disponibiliza atendimento diário da Equipe Multiprofissional da Atenção Primária em Saúde (EMAPS) com os seguintes profissionais: Nutricionista, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Assistente Social, Educador Físico e Psicólogo.

Além do atendimento médico e de enfermagem, a odontologia e vacinação também funcionam até às 20 horas. O posto também implantou o serviço de atendimento com classificação de risco, que tem como objetivo da ação é otimizar os atendimentos e aumentar o acesso da população às unidades em todos os turnos de acordo com a gravidade do paciente.

“Hoje é dia de alegria e festa porque estamos entregando um posto de saúde que foi completamente reformado e revitalizado. Além de uma boa estrutura física, a unidade é composta por excelentes profissionais, que estão aqui para servir o nosso povo da melhor maneira possível”, afirmou Vitor Valim.

O prefeito também reforçou a importância do cuidado com os servidores. “Nós prezamos por uma gestão que anda de mãos dadas com os nossos profissionais, zelando e cuidando de quem cuida. Por isso, vamos realizar um concurso público, em todas as áreas da saúde, para dar estabilidade aos servidores”, disse.

A UAPS disponibiliza também coleta permanente de exame laboratoriais, com os próprios profissionais do posto de saúde executando o serviço.

Maria José Mesquita (56), que mora na Tabuba ha 23 anos e é atendida pelo posto, ressalta a importância da reforma do posto. “Eu, meu marido, meus filhos e meus netos somos atendidos aqui nesse posto. Consulta e também recebemos medicação. Então, ver que o posto foi todo reformado me alegra muito. Vai ficar ainda melhor”, afirma.

Saiba mais

Ao todo, quatro postos de Saúde do município (José Rodrigues dos Santos, Francisco Paulo Pontes, Joaquim Braga e Antônio Jander) funcionam com três turnos de funcionamento, 8h às 20h.

Os pacientes com diabetes e hipertensão acompanhados pela UAPS José Rodrigues dos Santos fazem Pilates solo, como parte da promoção à saúde.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram